Tudo Sobre Angola: Conheça o País Africano que Fala Português

Angola

Angola é um país grande e belo. Faz parte do continente africano.
Pela sua extensão, é dos maiores países de África.
Tem grandes florestas, onde a luz do Sol não penetra, savanas imensas cobertas de capim e desertos onde só há areia e pedras.
O seu mar, abundante em peixe, forma praias maravilhosas de areia branca e coqueiros encurvados.
Os seus rios, numerosos, ora calmos ora agitados, cortam o nosso país em todos os sentidos.
No seu colo cultivam-se variados produtos. Do seu subsolo extraem-se numerosas riquezas.
E o seu Povo? Generoso, trabalhador, aproveita e transforma todas as riquezas para melhorar as suas condições de vida.

Tudo Sobre Angola: Conheça o País Africano que Fala Português
Tudo Sobre Angola: Conheça o País Africano que Fala Português

Onde fica a Angola no mapa?

Angola está localizada no Continente Africano, Um país que está abaixo da linha do equador, no Sul de África isto na África Austral.

Angola Faz fornteira a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico

Porquê que Angola se Chama Angola

O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo banto n’gola, título dos reis do Reino do Dongo existente na altura em que os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI. O termo tem raízes no termo ngolo que significa “força” em quimbundo e em quicongo, línguas dos povos ambundos e congos respectivamente. Quando os portugueses chegaram à região da província de Luanda, observaram que o monarca local, Angola Quiluanje era assim denominado, passando a chamar o Reino Angola-Dongo com este título.

Qual é a extensão total de Angola?

1 246 700 km²

Quantas províncias tem Angola?

Com cerca de 32 milhões de habintantes

Angola tem 18 províncias

O Governo prentende alargar o número de províncias com uma nova divisão político-administrativa das províncias do Cuando Cubango, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Uíje, podendo Angola então ter 23 ou mais províncias

Porquê Angola fala Português

Os portugueses estiveram presentes desde o século XV em alguns pontos do que é hoje o território de Angola, interagindo de diversas maneiras com os povos nativos, principalmente com os habitantes do litoral. A delimitação do território apenas aconteceu no início do século XX. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Angola foi uma colónia portuguesa que apenas abrangeu o actual território do país no século XIX e a “ocupação efectiva”, como determinado pela Conferência de Berlim em 1884, aconteceu apenas na década de 1920.

A Independência de Angola

A independência do domínio português foi alcançada em 1975, depois de uma guerra de independência. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência do país, ainda em 1975.

Guerra de Independência de Angola, também conhecida como Luta Armada de Libertação Nacional, foi um conflito armado entre as forças independentistas de Angola — UPA/FNLA, MPLA e, a partir de 1966, a UNITA — e as Forças Armadas de Portugal. Na opinião do MPLA, a guerra teve início a 4 de Fevereiro de 1961

 Guerra Civil em Angola

Guerra Civil Angolana foi um conflito armado interno, que começou em 1975 e continuou, com interlúdios, até 2002. A guerra começou imediatamente depois que Angola se tornou independente de Portugal em novembro de 1975. O conflito foi uma luta de poder entre dois ex-movimentos de guerrilha anticolonial, o comunista Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) que em 1977 adoptou o marxismo-leninismo e a anticomunista União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA). A guerra foi usada como campo de batalha de uma guerra por procuração da Guerra Fria por Estados rivais como União Soviética, Cuba, África do Sul e Estados Unidos.

A guerra de 27 anos pode ser dividida aproximadamente em três períodos de grandes combates – de 1975 a 1991, 1992 a 1994 e 1998 a 2002 – com períodos de paz frágeis. Quando o MPLA alcançou a vitória em 2002, mais de 500 mil pessoas morreram e mais de um milhão foram deslocadas internamente. A guerra devastou a infraestrutura de Angola e danificou gravemente a administração pública, a economia e as instituições religiosas do país.

Qual é a temperatura (Clima) normal de Angola?

o clima de Angola é caracterizado por duas estações: a das chuvas, de Outubro a Abril e a seca, conhecida por Cacimbo, de Maio a Agosto

Religião em Angola

Catolica, Evangélicos

Economia em Angola

A economia de Angola caracterizava-se, até à década de 1970, por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguiam-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacavam-se o algodão, o tabaco e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana era relativamente importante. Os maiores rebanhos eram de gado bovino, caprino e suíno.

Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, no distrito de Luanda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, e mais tarde ao largo da costa até Luanda, tornando Angola num dos importantes países produtores de petróleo, com um desenvolvimento económico possibilitado e dominado por esta actividade.

Saude em Angola

ma pesquisa em 2007 concluiu que ter uma quantidade pequena ou deficiente de Niacina era comum em Angola. Angola está localizada na zona endêmicas de febre amarela. A partir de 2004, a relação dos médicos por população foi estimada em 7,7 por 100 mil pessoas. Em 2005, a expectativa de vida foi estimada em apenas 38,43 anos, uma das mais baixas do mundo.

Hospital Nossa Senhora da Paz, no Cubal

A mortalidade infantil em 2005 foi estimada em 187,49 por 1 000 nascidos vivos, as mais altas do mundo. A incidência de tuberculose em 1999 foi 271 por 100 mil pessoas. Taxas de imunização de crianças de um ano de idade em 1999 foram estimadas em 22% de tétano, difteria e tosse convulsa e 46% para sarampo. Desnutrição afetado cerca de 53% das crianças abaixo de cinco anos de idade a partir de 1999. Desde 1975 e 1992, houve 300 mil mortes relacionadas com a guerra civil. A taxa global de morte foi estimada em 24 por 1 000 em 2002. Embora se mantenha entre os países com as taxas de expectativa de vida mais baixas e de mortalidade infantil mais altas do mundo, desde 2002 a esperança de vida em Angola passou de 47 para 51 anos e a mortalidade infantil baixou de 250 para 195 em mil.

Telecomunicações em Angola

O sector das telecomunicações é considerado uma das áreas estratégicas em Angola. Em Outubro de 2014 foi anunciada a construção do primeiro cabo submarino de fibra óptica do Hemisfério Sul. O projecto visa conectar as cidades de Luanda (Angola) e Fortaleza (Brasil), permitindo uma ligação mais directa entre os dois continentes. Esta iniciativa tem como objectivo tornar Angola num hub do continente, melhorando a qualidade das ligações de Internet a nível nacional e internacional.

O primeiro satélite artificial angolano denominado AngoSat-1, foi lançado a 26 de Dezembro de 2017 por volta das 20h00 WAT, com a previsão de entrar em órbita oito horas depois, isto é, por volta das 4h00 WAT do dia 27 de Dezembro de 2017, e permitirá assegurar telecomunicações em todo o território nacional e mais além. De acordo com Aristides Safeca, secretário de Estado das Telecomunicações, o satélite vai disponibilizar serviços de telecomunicações, televisão, internet e governo eletrónico, devendo permanecer em órbita “na melhor das hipóteses” durante 18 anos.

A gestão do domínio ‘.ao’, relativo a páginas de Internet, passou de Portugal para Angola em 2015, na sequência da aprovação de uma nova legislação pelo Governo angolano. O despacho conjunto do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, e da ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira, refere que “no âmbito da massificação” daquele domínio angolano “estão criadas as condições para a transferência da raiz do domínio ‘.ao’ de Portugal para Angola”.

Desporto em Angola

O basquete é o esporte mais popular em Angola. Sua seleção nacional venceu o Afrobasket 11 vezes e detém o recorde de maior número de títulos. Como um time de ponta na África, é um concorrente regular nos Jogos Olímpicos de Verão e na Copa do Mundo da FIBA.

No futebol, Angola sediou a Copa das Nações Africanas de 2010. A seleção nacional qualificou-se para a Copa do Mundo FIFA de 2006, em sua primeira aparição na fase final de uma Copa do Mundo. Eles foram eliminados após uma derrota e dois empates na fase de grupos. Ganharam três Copas COSAFA e foram para a final da Campeonato das Nações Africanas de 2011.

O país também apareceu nos Jogos Olímpicos de Verão durante sete anos e ambos competem regularmente e uma vez já sediou a Copa do Mundo de Hóquei em Patins FIRS, onde o melhor resultado é o sexto. Acredita-se também que Angola tenha raízes históricas na arte marcial “Capoeira Angola” e “Batuque”, praticada por angolanos africanos escravizados transportados como parte do comércio atlântico de escravos.

Fonte:
WIKIPEDIA

Saiba também:
-Saiba como Encontrar um Emprego em Luanda
-Dicas para conseguir um Emprego
-Faça Cursos que te garantam Emprego em Luanda

 

CEO e Fundador Gilberto Rodrigues é um Jovem promissor angolano, licenciado em Recursos Humanos, mestre em Psicologia Organizacional, tem uma vasta experiência na área de Recrutamento e Selecção de Pessoal, com mais de 6 anos de experiências no mundo das Tecnologias de Informação  Gilberto Rodrigues se formou na Universidade Lusíada de Angola, tendo sido um dos melhores estudantes durante todo o período da sua formação, sendo indicado todos os anos no quadro de honra. Para além de Gilberto Rodrigues ser o CEO e Fundador do Grupo e do Site luandaemprego.com, é também fundador da Agência de de Emprego chamada Monana Recruta, tendo já enquadrado com a mesma agencia mais de 120 pessoas no mercado de trabalho somente em 2020, mesmo com a pandemia o primeiro ano da Agência foi considerado por Gilberto um ano de sucesso. Gilberto Rodrigues é casado com Stella Rodrigues e pai de 3 filhos.