25 Profissões Autónomas para VIVER por conta Própria em Angola 

Profissões para ser Empreendedor em Angola

Hoje preparamos para você 25 Profissões Autónomas para VIVER por conta Própria em Angola.

Trabalhar por conta própria é a única opção para milhares de angolanos nos últimos anos. Sobretudo com o grande aumento de desempregados em Angola, com a grande dificuldade de Encontrar bons Empregos em Angola, muitos são os que optam em Empreender ou seja viver por conta própria. Entretanto quem já tem uma das Profissões abaixo ou quem é um dos profissionais abaixo tem meio caminho andado para então começar a trabalhar e viver por conta própria.

25 Profissões Autónomas para VIVER por conta Própria em Angola 
25 Profissões Autónomas para VIVER por conta Própria em Angola 

Vejá abaixo os 25 Profissões Autónomas para VIVER por conta Própria em Angola:

1 – Cabeleireiro

A profissão Cabeleireiro é uma profissão autónoma que se bem aplicada pode gerar muitíssimos lucros diariamente. A chave deste negócio esta na Boa Localização do Salão de Beleza se for o caso e na Qualidade de Serviço executado, sem esquecer que ter uma boa estratégia de Marketing ajudará no crescimento do negócio.  

O Cabeleireiro a Cabeleireira também pode fazer trabalhos ao domicílio ou em sua própria casa caso não tenha condições de ter um salão de Beleza ou não seja Empregada ou Empregodo de um Salão de Beleza 

2 – Cozinheiro 

Ser Cozinheiro é também ter uma profissão autónoma, pois você não precisa de estar empregado em uma Empresa para exercer essa função e poder ganhar dinheiro como o seu trabalho, existem várias ideias de Negócios que pode se fazer confecionando e Vendendo refeições 

3 – Costureiro 

Quem vivem em angola já deve ter notado que nos últimos anos há um crescente público que opta em procurar costureiros para mandar fazer as suas roupas. 

Abrir um Atelier de Costura pode render bons lucros para quem investe nesta área devido ao grande aumento de pessoas interessadas em roupas sob medida para ocasiões especiais. 

Se você não tiver condições de abrir um atelier de Costura não se preocupe, tenha o seu material de costura em casa e faça publicidade nas redes sociais mostrando os seus trabalhos e clientes, certamente você atrairá novos clientes para o seu negócio 

Os trajes Africanos feitos sob medida estão em Alta em Angola. É de facto uma ideia muito boa de negócio que se pode começar com pouco dinheiro 

4 – Pasteleiro 

Este mercado esta em Alta, a procura por bolos e diversos doces sempre foi alta, entretanto nos últimos anos tem havido um grande crescimento na procura por Bolos personalizados para Eventos como Casamentos e Aniversários, bem como noutros tipos de eventos.  

Contudo, abrir uma mini Pastelaria em casa, fazendo publicidade na interne você certamente conseguira novos clientes. Contudo pode ser uma boa ideia de negócios para fazer em Angola em ainda este ano 

5 – Designer Gráfico 

Durante muitos anos eu trabalhei por conta própria como Designer Gráfico em Luanda, não tinha uma Gráfica, não tinha um escritório para receber os clientes condignamente, nem um computadores de alto desempenho, nem sequer uma Impressora em casa. Trabalhava na sala de estar da casa onde eu vivia com a minha mãe, irmãos e outros membros da família e mesmo assim eu tinha clientes. 

Hoje em dia, você não precisa necessariamente ter uma gráfica mas pode ter um quarto ou um pequeno espaço para fazer as suas criações e receber os seus clientes. 

O Designer Gráfico é responsável por criar projetos digitais Visuais. 

Entre muitos trablhos o Designer gráfico pode fazer os seguinte: 

  • Criar e produzir animações para o meio digital; 
  • Criar logotipos, marcas e embalagens; 
  • Definir a aparência e o formato das páginas de jornais e revistas; 
  • Criar o visual de sites, blogs, banners para a internet; 
  • Planejar e desenvolver anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV; 
  • Criar a imagem física da empresa, como fachadas; 
  • Designer de produtos: fazer desenhos de novos produtos observando a parte estética, funcional e utilitária. 

6 – Fotógrafo 

Com uma Boa Câmera fotográfica Profissional, você pode fazer vários Cursos onlines gratuitos de Fotografia. 

O fotografo é com toda certeza indispensável nos Eventos realizados em qualquer parte do mundo, e hoje em dia com as redes sociais há eventos que são realizados somente para ser mostrado nas redes sociais em Fotografias.  

Aniversários sem fotógrafo já não é anivérsario, então, se o fotógrafo for bom e ter qualidades no seu equipamento e nas Fotografias, com um bom marketing acredito que se pode ganhar dinheiro com está profissão autónoma 

7 – Produtor de Vídeos 

Tal como os fotógrafos, o Produtor de Vídeos tem pode atuar em Diversos tipos de Eventos, pode fazer gravação de Video Clipes, Vídeos Corporativos de Empresas, Spots Publicitários e muito mais. 

Há muitos Fotógrafos que São produtores de vídeos devido a grande relação e ligação que existe entre as duas profissões.  

8 – Maquiadora 

Tenho dito sempre que uma maquiadora que trabalha com produtos originais e que saiba fazer trabalhos de muita qualidade e tem uma rede social cheia de amigos tem um passo a frente para ter sucesso neste mundo. 

Certamente existe no mercado hoje em dia muitas maquiadoras mas a maioria trabalha com material e produto de baixa qualidade, muitos são mesmo produtos falsificados. Fazer a diferença vai te tornar diferente e sendo diferente é o princípio da originalidade e atração de bons clientes.

9 – Personal Trainer

Personal trainer é mais uma Profissão autónima e existem no mundo inteiro milhares de personais trainer que trabalham por conta própria. 

Você pode abri o teu próprio Ginásio ou não. Você pode trabalhar como Freelancer em outros Ginásios cobrando por tempo de trabalho.  

Caso não tenha Condições para abrir um Ginásio ou não queira trabalhar para terceiros, pode trabalhar ao Domicílio, Pode também criar programas de Ginásticas para Emagrecimento, para Manter a saúde em dia, Para manter a Forma Física e implementar esses serviços ao Ar livre, nos calçadões em diversas cidade de Angola. 

O Personal trainer pode também criar programas de Exercícios para Aumento do Bumbum e das Pernas especialmente para mulheres, Exercícios para ficar Caenxe, este especialmente para os Homens.  

Enfim, uma imensidão de programas que o Personal Trainer pode criar para então conseguir viver por conta própria em Angola ou Empreender em Angola. 

10 – Pedreiro 

Um Pedreiro de mãos cheias é que todo dono de obra quer. Faz muito anos que Angola se transformou num verdadeiro canteiro de Obras de Construção Civil, seja em Luanda ou nas demais 17 Províncias de Angola. 

Um pedreiro profissional que faz trabalhos com excelências será muito procurado. Sobretudo em Luanda, há um aumento significativo da População dia após dia, não tendo casas suficientes para albergar todos os moradores da Capital, muitas são as pessoas que optam por comprar terrenos e contruírem de raíz suas casas. O Certo é que em Angola nós gostamos mesmo de contratar pedreiros que trabalham por conta própria aí é que vem uma boa parte dos ganhos de um Pedreiro em Angola. 

Um Pedreiro em Angola pode também optar por abrir a sua pequena ou média Empresa, o que realmente pode lhe levar uma independência financeira rapidamente, devido ao elevado número de Obras que existe regularmente em todas as províncias de Angola. 

11 – Barbeiro 

Talvez uma das Profissões que nunca vai deixar ser lucrativa, Os Barbeiros sempre serão procurados e é uma profissão Autónoma que ainda pode proporcionar bons ganhos. 

Acredito que o sonho de qualquer Barbeiro e de abrir a sua própria barbearia, ai sim você poderá conquistar uma independência financeira, caso não tenho condições para abrir a barbearia dos sonhos, pode abrir uma pequena barbearia, num pequeno espaço com apenas duas cadeiras para cortes e um banquinhos de espera.  

Caso não consiga abrir uma barbearia profissional ou mesmo amadora, o Barbeiro pode arranjar um espaço no Quintal da sua casa para cortar o cabelo dos seus vizinhos por exemplo. Para além de poder fazer trabalhos ao domicílio. Contudo a profissão babeiro é uma das profissões que pode-se viver por por própria em Angola.  

Outras Profissões Autonomas que ajudar a ter independência financeira e VIVER por conta Própria em Angola:

Além das Profissões acima mencionadas, sendo um dos profissionais listado abaixo permite que você  também trabalhe por conta própria.
12 – Informático
13 – Electricista
14 Profissional de Beleza e Estética (manicure, cabeleireiro, massagista)
15 – Mecânico Geral
16 – Técnico e Frio
17 – Serralheiro
18 – Carpinteiro e Marceneiro
19 – Canalizador
20 -Professor, Online, em casa ou ao domicilio
21 – Pintor
22- Ladrilhador
23 – Advogado
24 – Analista de Marketing Digital
25 – Técnico de Computadores

Para que tenha sucesso é importante que seja um bom profissional, dedicado e comprometido com a excelência.

Saiba também:
-Saiba como Encontrar um Emprego em Luanda
-Dicas para conseguir um Emprego
-Faça Cursos que te garantam Emprego em Luanda

CEO e Fundador Gilberto Rodrigues é um Jovem promissor angolano, licenciado em Recursos Humanos, mestre em Psicologia Organizacional, tem uma vasta experiência na área de Recrutamento e Selecção de Pessoal, com mais de 6 anos de experiências no mundo das Tecnologias de Informação  Gilberto Rodrigues se formou na Universidade Lusíada de Angola, tendo sido um dos melhores estudantes durante todo o período da sua formação, sendo indicado todos os anos no quadro de honra. Para além de Gilberto Rodrigues ser o CEO e Fundador do Grupo e do Site luandaemprego.com, é também fundador da Agência de de Emprego chamada Monana Recruta, tendo já enquadrado com a mesma agencia mais de 120 pessoas no mercado de trabalho somente em 2020, mesmo com a pandemia o primeiro ano da Agência foi considerado por Gilberto um ano de sucesso. Gilberto Rodrigues é casado com Stella Rodrigues e pai de 3 filhos.